Gestão de Resíduos
Logistica Reversa
Elaboração
Logistica Reversa
Conforme a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é caracterizada "por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Art. 3°, inc. XII).
Na prática, a logística reversa é realizada por meio de sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e/ou disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos – seja o próprio produto já sem uso, sejam suas embalagens descartadas.
- pneus;
- óleo lubrificante;
- embalagens de agrotóxicos;
- lâmpadas;
- produtos eletrônicos;
- pilhas e baterias, entre outros.
A lei defini que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes “são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos (Art. 33).
A Logística Reversa é uma estratégia onde tudo começa pela elaboração de um plano para delimitar as ações, da coleta à reutilização, reciclagem ou desmanche.
Nossa equipe irá montar todo o planejamento para a Logística Reversa do seu resíduo.